27 novembro, 2008

Maria do Céu



Fé em Santa Eufémia

Estava encostada à porta quando entrávamos para o Santuário.
Perguntámos-lhe se na noite grande, a noite de 15 para 16 de Setembro, ainda vinham duas bandas de música tocar a Penedono na romaria a Santa Eufémia.
Maria do Céu, zeladora do Santuário, acenou que não com a cabeça, lamentando-se:
–“Agora só vem uma. Sabem meus senhores, os tempos estão maus!”
E ausentou-se.
No fim da visita, Maria do Céu veio ao nosso encontro.
Sorridente, mostrava-nos a mão onde trazia o pão e a uva.
E foi dizendo:
“São servidos?”
Era o lanche que lhe serviria de jantar.
Em breves palavras contou-nos algumas histórias da sua vida, a vida que faz enganadores os 58 anos que tem e, dos quais, nos disse já serem muitos.
Falou-nos também da doença do marido e da história de lhe terem cortado a perna.
– “Um inferno!... Morreu, já vai para quatro anos! (...) Agora, apareceu-me qualquer coisa num peito...”
( ??? )
Maria do Céu, tem fé em Santa Eufémia.

(Santa Eufémia - Penedono) 10Novembro2008

24 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter fé! Abraço, Carlos.

Manuela Rodrigues disse...

Antes de mais um òptimo ano de 2009. Temos andado pouco por estas viagens da net e da fotografia. Obrigada Carlos pelas suas palavras. A crise também não escapa a Sta Eufémia. Tou como o Antero, é preciso ter fé. Abraço Manuela

Werinha disse...

Adorei este cantinho...espero que posts em breve!!

Mariana Silveira disse...

Ela é sábia.. ou quem sabe, profunda demais.

Sonia Schmorantz disse...

Tens um jeito de escrever que aprecio muito, virei sempre.
beijos e boa semana

conduarte disse...

Estou amando suas fotos e escrtias, depois volto com calma, para não perder nada, mas já sigo, para me garantir... heheh bjus e parabéns !

CON

ManuelNeves disse...

Viva!

Uma primeira visita e fiquei fã.

Voltarei.

Unknown disse...

Bom dia
Hoje, nem sei bem como, caí aqui neste cantinho e nesta madrugada fria.
Deveria sair para trabalhar mas hoje é o dia da vacina dos cães e eu tenho de tratar deles tambem.
Se tudo correr bem sairei assim que puder.
Gostei muito das fotos e das histórias. Como conheço também essas paragens, mais agradável se tornou cada história que são contadas na primeira pessoa.
Saudações cordiais

silvia disse...

Gracias por tu blog, me gustan tus fotografías :)
aquí te dejo el mío a ver si te gusta!

http://photographiart.blogspot.com

Muchas gracias! seguiré visitando tu blog ;)

conduarte disse...

Um beijo, e até a próxima postagem! CON

Toni Pons Barro disse...

Un blog lleno de entrañables fotografias.
Enhorabuena por tu trabajo.
saludos

Isabel Moreira Rego disse...

LIndo blog.
E é mesmo como o descreve: na linguagem do povo o verbo tem apenas um tempo.Isto porque o povo é sempre o mesmo e com as mesmas dificuldades. Os progectos de milhões que saem dos bolços públicos não os contemplam. Podemos ter bons aeroportos, boas estradas, bons comboios rápidos, mas não temos que comer. Por essa razão o povo não tem nada para ele, a não ser miséria a todos os níveis.
Do que estamos à espera? Para que os dinheiros públicos gastos em progectos de milhões... párem? Para que o povo não morra de fome!?

Anónimo disse...

Que fotos lindas, parabéns pelo blog

Unknown disse...

photos muito bonitas

parabens pelo blog

Ricardo e Regina Calmon disse...

Um encanto ,recanto seu,um iluminado e colorido jardim,como se fosse!

Viva Vida!

Anónimo disse...

Gostei do blogue :)

Selena Sartorelo disse...

Olá,

Teus textos tem cheiro de vida. Vida que não apenas passou, mas que é e foi percebida.
Tuas caras tem traços reias.

Selena

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

VARANDA DO TEMPO

"Maria do Céu"
por >> carlos pedro

Estou em viagem, mais não poderia deixar passar neste espaço e sair sem lhe dar meu cumprimentos e aplaudindo de PÉ, este espaço eu faço questão de ser uma seguidora,
Efigenia Coutinho
Escritora

Anónimo disse...

Gratidão
Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão que se não temos tudo o que queremos, é importante aprender a valorizar tudo o que já temos. Acredito e muito no poder dessa valorização. Chamo-a de gratidão-terapia. É um processo de consciência dos passos que vamos dando em nosso dia-a-dia e de sua devida importância. A maioria de nós ao olhar para o passado e contrastá-lo com a vida que tem hoje sempre vai poder encontrar pontos positivos e outros negativos em que pode fixar sua atenção. E claro que, dependendo da escolha que fizermos, teremos resultados correspondentes. Ter metas, prazos a cumprir e sempre estar buscando algo melhor que já temos pode ser uma ambição salutar e impulsionadora, mas ao fecharmos os olhos e não dimensionarmos o que já conquistamos, corremos o risco de nos tornarmos prisioneiros de nossa insatisfação constante. Dessa forma, a gratidão-terapia nos traz de volta a realidade, nos mostrando os passos dados e nos ajudando a sentir como já progredimos na vida.
Valorizar suas conquistas, por menores que sejam, é atitude muito importante. Normalmente temos o hábito de ver o que não temos, ao invés de nos educar para valorizar o que já temos. Olhamos para o dia ensolarado e pedimos o dia frio. Chega o frio e pedimos o calor. Sem perceber vamos nos acostumando a reclamar de tudo, por hábito de reclamar e sem nos darmos conta acabamos poluindo a imagem que temos da nossa vida. Não faça isso. Seja justo com você! Se há situações difíceis a se conviver, sempre há as situações agradáveis. Nunca é demais lembrar que somente pode reclamar do chefe quem tem trabalho. Que somente pode-se reclamar dos filhos porque eles estão lá. Ninguém sem família reclama das discussões em casa. Seja justo. Dois pesos, duas medidas...A idéia não é fechar os olhos para o que está fora do lugar, mas abri-los para perceber o que já está dentro do lugar. Experimentar a energia da gratidão ao pagar uma conta, porque se tem como pagá-la ou por estar preso no trânsito porque se tem um carro para estar ali é atitude muito mais lúcida do que cômoda. Ou você conhece alguém que é ingrato e é feliz? Eu não conheço ninguém assim.
Boa parte da humanidade quer paz espiritual, crescer na carreira, prosperar justamente, uma boa saúde e uma família feliz. Mas o que muita gente não se dá conta é que já tem muito do que deseja, mas não dá o devido valor. Cuidado! Não é preciso que percamos o que nos é muito caro para aprendermos a valorizar o que já temos. É essencial passo a passo caminharmos rumo a novos progressos, sem perder de vista tudo o que já amealhamos. É como dizem os viajantes: o melhor da viagem não é chegar onde se quer, mas a viagem em si, sentindo aquela brisa gostosa batendo em nosso rosto enquanto temos consciência que estamos ali, viajando, desfrutando intensamente daquele momento. Sem dúvida, a gratidão-terapia é algo para refletirmos a respeito.
Que você tenha um lindo e maravilhoso dia Antonio
http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/
http://oblogdasnoticias.blogspot.com/
http://clikamigoss.blogspot.com/
Agradecemos sua visita em nossos blog

Javier Martín Alvarado disse...

fOTOGRAFIA ETNOGRAFICA, MUY IMPORTANTE... BIEN SITUADA Y TRATADA... LA HISTORIA DE NUESTRA PROPIA SOCIEDAD, UN MUNDO

Victoria disse...

Bello. Precioso compartirlo al igual que las fotos,adoro las fotos en blanco y nego y sobe todo de un pasado,de ecuerdos..Gracias por compartir.Con cariño Victoria

Bazar Baú de Presentes disse...

Oi, adorei seu blog, muito bom!
O meu é sobre Cultura e Arte no Recôncavo
da Bahia.
Ah, não esqueci de me visitar, ok?
Te espero!

Unknown disse...

Bom, cai em este cantinho e goste dele é gira a historia de Maria do Ceu... em o meu povo há muitas mulheres assimm que contam historias muito interesantes..

Beijinhos

Maria disse...

Belos retratos!