

Sabendo nós que os anos não perdoam, e que o seu peso, quase sempre, é proporcional à quantidade dos invernos passados, admirávamos no Ti Adriano a maneira fácil de caminhar, apesar dos seus 82 anos.
Homem sempre pronto a participar na aldeia em qualquer actividade, deliciava-nos com a sua simplicidade. Entusiastas, acostumámo-nos a conviver com a sua presença amiga.
Na lembrança ainda a corrida chocalheira num magusto em dia de S. Martinho!...
Hoje, e sabendo-o a recuperar, imobilizado, de uma queda sofrida no último sábado de Abril, queremos lembrar-lhe que esperamos para breve a sua recuperação, e que no próximo passeio pedestre das Mós lhe desculparemos se o avanço dado a todos nós não for da mesma qualidade dos anteriores.
O macho, testemunha e companheiro do acontecido nesse sábado trágico, vai poder agora descansar uns dias sem ir à propriedade. Enquanto nós, perante mais uma lição de vida, ficaremos à espera do "professor" para nos dizer: - Em quantas partes se divide um mangual?
(Mós - V. N. de Foz Côa) 2010
31 comentários:
Há um ditado que diz:
"Vai brilhar, quando brilhar."
Mais não te digo.
Prefiro o silêncio, porque no silenciar, guardo as palavras iluminadas da tua postagem.
O brilho é de uma singeleza encantadora e comovente.
Meu carinho,
gostei das fotografias do blog!
constróis
os alicerces
da memória
[com rostos
que sulcam
estórias]
*abraço,
amigo*
Um poeta subiu ao céu. Foi iluminá-lo. Foi fazer amor com as estrelas e descansar, serenamente, os seus dias. Consigno minha reverência ao poeta, escritor, pensador José Saramago. O mundo está mais pobre, tolo e cego a partir de hoje...
Beijos
Amo isto tudo, inclusive o silêncio!
muitos parabens pelo excelente blog de belas fotos e ricos textos, serei uma visitante assidua :)
Muito bom aqui...
belas imagens e belos textos ... sempre é bom passar por aqui !
In your honour and in the honour of wall the Photographers, I published an ilustration.
As fotografias já são pensamentos, reproduções da vida, do tempo, como poesias. Adorei.... ler é um complemento delicioso ao que se vê.
Estou levando vc, seu link, com carinho, para meu blogzoom.
Beijos
Maravilhosa, essa foto! um beijo, CONs
As imagens falam por si e são extraordinárias.
O tempo e os Invernos, marcaram esses rostos, onde as rugas são bibliotecas que deixam transparecer rios de sabedoria.
O mangual divide-se em três peças
O cabo mais comprido, o eixo e o pirto = com cerca de 65 centímetros.
É a massa que bate nos cereais para os debulhar.
Tenho aqui em casa dois. Um feito pelo meu pai e outro que trouxe de casa dos meus sogros de Seixo, Sernancelhe do distrito de Viseu.
Bonita homenagem. Demonstração de grande sensibilidade e senso de humanidade.
olá,navegando por aqui,encontrei o seu blog.amei principalmente essas fotos.são lindas.o tempo não perdoa mesmo,bjus tere.
Leia matéria em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Caso Município de Senador Pompeu, Ceará. Leia, comente e divulgue:http://www.valdecyalves.blogspot.com/
lindo texto! pode parecer repetitivo essa frase,é que tem certas coisas que n sei dizer!!!
Fabuloso
Tudo muito lindo, aqui!
Virei sempre!
Grande abraço!
Muito lindo e póético seu blog.
Bjo.
Que bonito que é o seu blog. Estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles estarei grato lhe aguardando aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
Meu Deus, eu amei este blog. Belissimo. Avassalador.Tô encantado.Muito sábio.Bem, estou lhe convidando a visitar o meu blog,muito simplório por sinal.E se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando vc, lá.
abtass
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com
Percepção e sensibilidade de mãos dadas:
um primor em imagens e palavras! Parabéns.
Seu blog é brindado com o Prêmio Dardos. Por favor, passa pelo meu e veja os passos, em comentários, abaixo a publicação Prêmio Dardos.
Parabéns pela intemporalidade das fotos. E ao mesmo tempo, fotos do tempo.
Estou te seguindo,
um abraço,
Eliane
Um texto curto, mas com muito conteúdo para reflectirmos. Certamente que o Ti Adriano Passeira continuará a caminhar ..., mesmo enquanto está na cama, a recuperar do acidente. É esta mensagem que me ficou do seu texto.
Parabéns.
O homem carrega nos ombros toda uma vida que viveu, espero que ele recupere logo a saúde , tomara que o tombo não tenha sido muito feio...
Sigo teu blog, gostei muito daqui.
Belo Blogue para nele passear (lendo)vendo desfilar um a um momentos vividos e reais!
Parante nossos olhos a vida desfila em toda a sua simplicidade e beleza real...!
Obrigada...
Maria
Gostei da descrição, ou lição de Luis Coelho acerca do "mangual"!
Mais uma lição que aprendi...!
Obrigada
Maria
Cêpedramigo
Boa pergunta - em quantas partes se divide um mangual?
Espero que o Ti Adriano, passados estes meses, esteja que nem um fuso, o que aos 82 anos é obra. Dá notícias, que fico curioso de saber como está ele.
Amigo
Chego aqui por intermédio do nosso Amigo AC do INTERIORIDADES e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação.
Mas sou também alegre, bem disposto, brincalhão, até gozão e piadista; adoro o fado, adoro viver assim, adoro a minha família.
Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E, já agora, que te tornes meu (per)seguidor. Não é pedir muito… Obrigado
Qjs = queijinhos = beijinhos
Abs
NB – Peço-te desculpa por este comentário ser tão longo; mas tenho de referir que é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.
Passei para desejar Boas Festas
Abraço
Thanks for sharing, nice post.
Nice picture and blog;thanks for sharing.
Enviar um comentário